Avançar para o conteúdo

Glorybox

 tel: +351 234 422 109 | email: geral@glorybox.pt 

fazendo história

museus, centros de interpretação, exposições temporárias

Panteão dos almeidas, abrantes, 2021

A intervenção realizada nesta igreja permite aos visitantes usufruir de ambientes cenográficos e sonoros, recordando dentro de cada área as memórias da história de Portugal, deste monumento e da família Almeida, a ínclita geração da nobreza portuguesa. Na antiga sacristia exibe-se um documentário e no templo está também instalada uma mesa interativa que dá a conhecer de forma lúdica um conjunto de temas e personagens intimamente ligados com a história da Igreja. No acesso ao coro alto pode ainda observar-se algum acervo arqueológico recolhido em várias escavações que, em diferentes momentos, ocorreram na fortaleza abrantina. Para melhorar o acesso ao interior da igreja foi colocada uma rampa para pessoas com mobilidade condicionada, no acesso lateral norte.

museu damião de góis, alenquer, 2017

Este museu faz de Damião de Góis a personagem central de um discurso museográfico e humanista. Um dos portugueses mais famosos de quinhentos, que se relacionou com a elite cultural, política e religiosa da Europa de então. Este museu foi pensado como uma cápsula do tempo que encerre em si, a história, o homem, as memórias e um conceito estético potenciador. Uma caixa dentro de outra maior- A igreja da Várzea.

prémios e distinções

Selecionado prémio FAD: Arquitetura e Interiorismo (2018) | Finalista Museu do ano – Apom (2018) | Menção Honrosa Aplicação e Gestão multimédia – Apom (2018)

MUSEU DAS DUAS RODAS, ANADIA, 2021

O Museu das Duas Rodas, único no país, dá a conhecer a história local, nacional e até mundial dos veículos de duas rodas (motas e bicicletas), mostrando a sua forte ligação à região da Bairrada, assim como a importância desta indústria para a economia da região.Instalado no Velódromo de Sangalhos, este museu conta ainda com uma grande panóplia de peças e acessórios, algumas delas autênticas raridades, que marcam também a história do ciclismo e do motociclismo local, regional e nacional.

Centro de Interpretação do Românico – Lousada, 2018

O Cir apresenta-se como o cenário ideal para iniciar a viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência, bem como da arte e simbolismo que marcaram Portugal e a Europa durante vários séculos da Idade Média. Este espaço apresenta seis salas temáticas: território e formação de Portugal; Sociedade Medieval, O Romântico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos tempos.

prémios e distinções

Prémio Aplicação de Gestão e Multimédia – Apom (2019) | Prémio Filme – Apom (2019) | Prémio Trabalho de Museografia – Apom (2019) | Menção Honrosa Melhor Museu Português – Apom (2019)

Museu Monção & Memórias, Monção, 2021

O Museu Monção & Memórias retrata a história da gente e do território de Monção. Situado no Edifício Souto D’El Rei, num imóvel datado do século XVII, este Museu com dois pisos, conta-nos episódios da história do sentir e viver do povo monçanense, ao longo dos séculos. Disponibiliza meios interativos, maquetes, fotografias e vídeos e dá relevância a “Monção no Feminino”, uma área onde se destaca o papel da mulher na criação e desenvolvimento do nosso município. No espaço exterior, pode-se apreciar uma obra de arte da autoria de Bordalo II, a mítica Coca, dragão do imaginário monçanense, feita a partir de objetos deitados ao lixo. Além de se assumir como elemento central de promoção cultural e turística do nosso concelho, o Museu Monção & Memórias distingue-se, igualmente, como um exemplo de reabilitação urbanística.

P.o.ro.s portugal romano em sicó, condeixa, 2017

O museu P.O.RO.S – Portugal Romano em Sicó conta a história e a importância da cultura romana no atual território português, com particular incidência em Conímbriga e nas terras de Sicó. Este museu é composto por várias salas temáticas que interpelam o visitante, dando-lhe conteúdos inovadores e despertando-lhes os sentidos numa apaixonante viagem pelos tempos de Roma.

prémios e distinções

1º lugar Herritage in Motion-Best in Herritage (2018) | 1º lugar categoria Aplicação e Jogos – E.M.A (2018) | Aplicação e Gestão Multimédia – Apom (2018) | Viriato de Ouro – prémio do público do festival arquitetónico de Castilla y Leon (2017)

museu presépio de Alenquer, alenquer, 2021

Concebido para contar a História do Presépio de Alenquer, este espaço alberga um conjunto de obras que mostram a evolução do presépio ao longo dos tempos, que faz a ligação histórica de Alenquer ao presépio, explorando a geografia da própria vila, à chegada dos franciscanos a Portugal e a Alenquer, à exposição do primeiro presépio encontrado no país, na Quinta de Santa Catarina da Carnota, em Alenquer, no século XVI, com dezenas de figuras. O museu tem ainda um núcleo dedicado à exposição permanente de presépios de vários períodos da história paradigmáticos. Entre os vários elementos expositivos, destacam-se presépios dos séculos XVIII a XX cedidos pelo Museu Nacional de Arte Antiga, bem como de artistas contemporâneos.

museu metalúrgica duarte ferreira, tramagal,2017

A Glorybox concebeu o museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, a maior metalúrgica do séx. XX. É uma história com mais de um século que nos leva desde o ano de 1879 até 1997. Uma viagem contada por um espólio riquíssimo: maquinaria, peças, produtos, modelos, maquetes, planos, esquemas, etc.; onde não falta a recriação de espaços e diversos suportes gráficos e multimédia.

prémios e distinções

Project of Influence – Best in Herritage (2019) | Melhor Museu do Ano – Apom (2018) | Menção Honrosa Investigação – Apom (2018) 

Centro de Interpretação da Escultura Românica, Abragão, 2020

Produzido pela Glorybox para a Rota do Românico este Centro Interpretação situado em Abragão, Penafiel, destina-se a dar a conhecer o trabalho dos escultores e pedreiros medievais que construíram estas igrejas. Aliando tecnologia, design e arte contemporânea, recuperam-se algumas pedras da antiga fachada românica incorporando-a no projeto museográfico. Através de um videomapping conta-se a história da Igreja de São Pedro de Abragão e faz-se a reconstituição da sua fachada, destruída em 1668. São cerca de 300 metros quadrados de espaço expositivo, distribuído por seis áreas temáticas.

prémios e distinções

Melhor Prémio de Museografia -Apom (2021)

Museu Sinagoga de Tomar, Tomar, 2020

Construída no Séc. XV e encerrada em 1496, aquando da expulsão dos Judeus de Portugal, foi convertida em prisão, Ermida de S. Bartolomeu, palheiro, celeiro, armazém de mercearias e arrecadação, tendo no séc. XX recuperado a sua função inicial. No âmbito da reabilitação urbana levada a efeito pelo município de Tomar foi feita a sua musealização e interpretação através do recurso a uma vasta investigação, que permitiu a criação de um circuito interpretativo, bem como o recurso às novas tecnologias.

Complexo monumental, santiago da guarda, 2019

Este espaço dá a conhecer a evolução de um edifício desde o tempo do Império Romano. Dotado de uma museografia contemporânea que alia achados arqueológicos únicos a recursos tecnológicos pedagógicos, este espaço permite-nos conhecer melhor os homens e as mulheres que viveram neste local ao longo dos séculos.

casa museu joão vieira, Vidago, 2019

A casa museu João Vieira alberga uma exposição dedicada à vida e obra de João Vieira, artista plástico e escritor português, um dos maiores artistas do século XX. Aqui podemos conhecer melhor as suas pinturas, esculturas e performances, explorando novos horizontes, fases e experiências criativas com que este artista nos brindou.

Centro de Interpretação do Castelo de montemor-o-novo, 2020

Instalado na antiga Igreja de S. Tiago, o centro interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo faz-nos recuar até ao século XVI e conhecer uma agitada vila alentejana, protegida por fortes muralhas. A viagem no tempo é feita por meio de filmes, reconstruções virtuais e de objetos que testemunham uma época tão fascinante.

prémios e distinções

Menção Honrosa Museografia – Apom (2020) | Menção Honrosa Melhor Filme – Apom (2020) | Menção Honrosa Informação Turística – Apom (2021) 

APS, memória do seguro, lisboa, 2018

Contar a História dos Seguros em Portugal é contar uma história que nasce na Idade Média. É descobrir a luz, as sombras e as formas dos seus atores, de uma maneira dinâmica e emocional. Para isso criou-se uma museografia que se centrou na coleção, através da relação entre o espaço e os vários elementos, desenhados até ao mais pequeno detalhe, incorporando uma experiência sensorial acessível. Através de um discurso expositivo apostado em promover uma cultura de conhecimento e responsabilidade, nomeadamente junto dos mais jovens, ilustra a forma como, tal como o risco, os seguros, a atividade seguradora, estão presentes em todas as dimensões do nosso quotidiano.

MUSEU JUDAICO DE BELMONTE, BELMONTE, 2017

Este museu leva-nos pelas raízes do criptojudaísmo e da comunidade Judaica em Belmonte, que ao longo de 500 anos manteve a sua fé e religião. Deste modo, a Glorybox concebeu um museu dinâmico, como novos recursos museográficos e tecnológicos que nos conta a história de um segredo e de uma fé secular dos Judeus em Belmonte, única no mundo e na história do judaísmo.

prémios e distinções

Museografia – Apom (2018) | Nomeação Museu do Ano – Apom (2018) 

museu arqueológico do alto paiva, vila nova de paiva, 2019

O MAAP é um museu que une dois conceitos: território (bacia do rio Pai­va) e passado (arqueologia). Faz, por isso, uma simbiose entre o Espaço e o Tempo. A visita tem início por uma introdução ao tema do Tempo, fazendo questões sobre o que é o tempo e como ele tem marcado o homem desde a sua origem. Depois de uma introdução ao território do Alto Paiva, os conteúdos apresentam-se segundo uma ordem cronológica, desde as primeiras ocupações humanas até aos nossos dias.

museu pedro nunes, alcácer do sal, 2019

O renovado Museu Pedro Nunes, presente na Igreja do Espírito Santo, em Alcácer, num trajeto que tem início com uma referência à vida do matemático Pedro Nunes, oferece um percurso pelos vários períodos históricos que caracterizaram a cidade de Alcácer do Sal durante o passar dos tempos. Aqui pode vir conhecer algumas daas mais fantásticas peças arqueológicas do país, numa viagem pelo tempo, feita através do rio Sado.

palheiros de mira, praia de mira, 2020

O Museu Palheiros de Mira e o posto de turismo, na Praia de Mira, contam as histórias daquele território, num ambiente genuíno, transmitindo a essência das vivências de várias gerações. É um museu que prima pela acessibilidade e inclusão e que destaca as vivências da Praia de Mira e a relação da comunidade com o Mar, as Artes de Pesca de Arrasto e a participação na Faina Maior.

prémios e distinções

Melhor Filme – Apom (2021)

Corpo santo historical hotel, lisboa, 2019

São poucos os lugares que possuem uma história secular e este é um deles, pois aquando das obras para a instalação do Hotel Corpo Santo foram descobertos pedaços da história de Lisboa. A integração e musealização desde conjunto de cariz único vem contribuir para o conhecimento da Lisboa medieval e moderna, fazendo do Corpo Santo Hotel um lugar mágico que nos leva para uma jornada apaixonante na memória de Lisboa e do mundo.

prémios e distinções

Coleção Visitável – Apom (2019) | World Luxury Hotel Awards (2019)

250 anos da restuaração da diocese de beja, beja, 2020

São poucos os lugares que possuem uma história secular e este é um deles, pois aquando das obras para a instalação do Hotel Corpo Santo foram descobertos pedaços da história de Lisboa. A integração e musealização desde conjunto de cariz único vem contribuir para o conhecimento da Lisboa medieval e moderna, fazendo do Corpo Santo Hotel um lugar mágico que nos leva para uma jornada apaixonante na memória de Lisboa e do mundo.

para ver mais histórias

PT